EUA e China muito perto de acordo sobre TikTok

Estados Unidos e China muito perto de um acordo sobre TikTok, conforme declarou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, em Madri, durante negociações econômicas que visam aliviar tensões comerciais e tecnológicas.

A exigência central de Washington continua sendo a de que o aplicativo TikTok deixe de ter controle chinês ou seja vendido a uma empresa de fora da China. Essa imposição está no cerne do diálogo entre EUA e China, que discutem também tarifas, restrições de exportação e medidas de segurança nacional.

Segundo Bessent, há otimismo de que o impasse do TikTok será resolvido em breve. Ele afirmou que, mesmo com uma solução ainda em negociação, o relacionamento geral entre os dois países permanece bom.

Contexto

A tensão em torno do TikTok é apenas um dos vários pontos de atrito entre as duas maiores economias do mundo. As conversas em Madri cobrem múltiplos temas: tarifas bilaterais, restrições a exportações de tecnologia avançada e preocupações com segurança — especialmente no que se refere a criptografia, dados de usuários e influência estrangeira.

Outra questão mencionada nas negociações é a investigação antimonopólio aberta pela China contra a Nvidia, gigante americana de chips que atua no setor de inteligência artificial. A investigação, segundo autoridades chinesas, visa determinar se a empresa viola leis de concorrência. Esse movimento evidencia que, apesar de um possível acordo sobre o TikTok, o cenário comercial entre EUA e China ainda está longe de uma normalização completa.

Possíveis Consequências

Se for fechado um acordo sobre TikTok, ele poderá servir como modelo para resolver outros impasses entre os países. Poderia haver novos mecanismos de monitoramento ou exigências regulatórias mais estritas para apps com origem estrangeira operando em mercados adversários em termos de segurança nacional.

Caso não haja entendimento, há risco de aumento das tarifas ou imposição de sanções específicas — inclusive sobre o aplicativo TikTok. Washington já manifestou que sem acordo, algumas sanções ou exigências legais poderiam ser aplicadas.

Próximos passos

Os líderes envolvidos ainda não deram datas concretas para uma assinatura de entendimento formal. As negociações em Madri são fundamentais, mas ainda restam definir exatamente quais garantias serão exigidas de ambas as partes para que o acordo sobre TikTok seja considerado satisfatório.

Também está em pauta uma possível cúpula entre Donald Trump, presidente dos EUA, e Xi Jinping, presidente da China, ainda neste ano — um evento que poderia consolidar ou oficializar os compromissos alcançados respectivo ao TikTok e outras disputas.

Está Gostando Do Conteúdo?

Compartilhe Com seus amigos!

Desenvolvimento de sites em Guaíba.
Criamos o seu site e deixamos ele otimizado para o Google. Entre em contato e agende uma  reunião online ou presencial.

E-mail

Contato@ecododigital.com

Whatsapp

+55 51 997398791

Endereço

Centro Guaíba - RS

© 2025 Eco do Digital - Todos os direitos reservados.